“Nenhuma criança é uma esponja passiva que absorve o que lhe é apresentado. Ao contrario, modelam ativamente seu próprio ambiente e se tornam agentes de seu processo de crescimento e das forças ambientais que elas mesmas ajudam a formar. Em síntese, o ambiente e a educação fluem do mundo externo para a criança e da própria criança para seu mundo.”
As Inteligências Múltiplas segundo Howard Gardner
LINGUÍSTICA: lidar criativamente com as linguagens.
Crianças até 2 anos – frase com 3 elementos e repertório de até 40 palavras.
Crianças até 3 anos – frases aumentam, respondem perguntas, surgem os plurais e
repertório com mais de 500 palavras. Crianças 3/4 anos – inicia a compreensão
da gramática. Crianças 4/5 anos – 10.000 palavras no repertório e emprega
verbos corretamente.
LÓGICO MATEMÁTICA: competência de desenvolver
raciocínios dedutivos e construir cadeias causais, lidar com números e símbolos
ESPACIAL: percepção conjunta do espaço, administrar
a utilização e construção de mapas e representações planas
MUSICAL: percepção formal do mundo sonoro
CINESTÉSICO-CORPORAL: linguagem gestual e mímica
INTERPESSOAL: poder do bom relacionamento com os
outros, sensibilidade para identificação de interações
INTRAPESSOAL: administrar os próprios sentimentos,
emoções, projetos
NATURALISTA OU BIOLÓGICA: compreensão dos ambientes
e paisagens naturais
Os primeiros 5 anos de vida são fundamentais para o
desenvolvimento dessas inteligências → desenvolvimento do cérebro de forma a atingir total potencialidade e
multiplicação do poder de conexões (ginástica) = estímulos. De 2 aos 11 anos de idade
início da produção de mielina = substância que envolve os neurônios e ajuda a
aumentar a velocidade na transmissão das informações. Importante: alimentação
equilibrada, ambiente sereno, companhias afáveis, respeito ao sono (é neste
momento que são produzidas as proteínas para a memória, capacidade de
aprendizado e crescimento das habilidades).
Ferramentas para compreensão das relações entre
elementos significantes dos jogos (símbolos) e relacionamentos e seus significados:
palavras + fotos + desenhos + cores + objetos + sinais (apitos, por ex) = uso
dos sentidos
JOGOS
LINGUÍSTICA
Combinados – Arrumação do ambiente e rotina –
Teatros – Construção de cartazes – Fazer rimas – Gibis – Forca – (mensagens com palavras proibidas) –
Elaboração de perguntas – Não diga não – Diálogo confuso – Bingos
(palavras/gramatical) – Telefone sem fio – Alfabeto vivo – Dominós – Saco ou
Caixa surpresa (figuras, palavras e frases) – Quebra Cabeças – Cenas – Bate
Papo – Alfabeto vazado – Memórias – Mímica – Sonoplastia – Carta enigmática –
Fantoches – Carametade (dicionários) – Fantasma (descobrir o que falta:
palavra, frase...) – Velha Curiosa (jogo da velha com palavras).
Criança administra seu tempo – ideias principais
quando lê e vê – Por que e Como nas situações – Comparações – Estímulo ao
encadeamento de idéias novas às já descobertas – Estabelecer metas – Criticar
sempre – trabalhar com plantas/mapas – Músicas e paródias – Ler notícias – Ter
intuição – Deduzir.
Cubos ou garrafas coloridas e de tamanhos para
ordenar – Pinos (acertar alvos) – Latas (alvos) – Cordas e fitas - Ninhos (3
tampas de tamanhos p/ se colocarmos objetos aos tamanhos respectivos) –
Tabuleiro de encaixes – Clipes coloridos
(Muito/Pouco/Maior/Menor/Várias/Nenhum/Dúzia/Dezena) – Formas vazadas – Lógico
(tabuleiro p/ seriação com formas cortadas de papel) – Contagens – Dominós –
Escada – Botões (agrupamentos) – Trânsito – Encaixes – Nº vazados – Boliche com
pontuação – Linha de nº - Moedas (frações) – Cartelas de desafios (+/-) – Horas
– Polinós (2 retas de 2cm p/ serem preenchidas com ∆ de formas) – Gráficos –
Certo e Errado (aluno corrige afirmações prontas) – Caixa Surpresa de nº
(antes/depois/+/-) – Pares/Ímpares (tampas/etc.) – Formas – Quebra cabeças –
Dados – Baralhos – Trilhas – Fotos – Fitas Métricas– Mensagens cifradas – Velha
curiosa – Amarelinhas –
ESPACIAL
Ampulhetas – fotos – sucessões – quem conta? –
memórias – ordenações (palitos p/ seguir modelos: formas, caminhos) –
Tabuleiros (dama) – Cenas p/ colocar bolinhas (em cima/ embaixo/direita/esquerda)
– Rosa dos ventos – Bússola – Maquetes – Simetria em desenhos (1/2 figura p/
ser completada) – Encaixes – Sequências – Associações de ideias (leite→vaca/cabra) – Corda – 1 ideia puxa a outra – Caras e caretas – Classificações
(flores/frutas/aves...) – Causa e efeito – Bolas – Hexágono (receber as peças desta
figura em envelope, com cores e numeradas) – Perguntas trocadas (1 equipe p/
outra) – Desenhando/deformando – Metáforas e paródias) – Detonando (formar
frases) – Fantasia (objetos escondidos p/ ser descobertos/adivinhados) –
Desenhando – Modelando – Labirintos – Teatros (sombras)
MUSICAL
Apito oculto (seguir comandos/direções) – Sons
ambientes – Som surdo (descobrir # tipos vindos de instrumentos e do corpo) –
Filme som (descobrir conteúdos dentro de embalagens pelo som) – Palavras e
memória (verbalização e sonorização claras) – Caçada (vendar 1cr p/ ser o
pegador a partir de sons) – Castelo dos mil sons (história com olhos vendados:
criações) – Sons iniciais e finais (memória auditiva) – Diversos (instrumentos)
– Viagem de trem (deslocar com sons produzidos e parar a comandos combinados) –
Cabeça de papel (marchas) – Encena som – Classifica som (ao ouvir determinado
som se dirige a algum sentido) – Seriasom (tocar conforme a intensidade pedida)
– Desenhando a música – Descobrindo o eco – Qual a música? – Resgate (canções
familiares)
CINESTÉSICO-CORPORAL
Trilho – Perneta – Saltitando – Bolão – (pares com peças espalhadas) – Vaivém –
Armário com chaves – Alinhavos – Caixa Surpresa (c/ comandos) – Modelagem –
Recortes Colagens – Pimba – Encaixes – Espelho – Cofre – Homem na lua (cd aluno
oferece 1 comando, outros fazem de olhos fechados) – Fechando pontos – Visita
ao Zoo – Pescaria – Alvos – Boliches – Contornos (coordenação visomotora) –
Jogo do Peso/Temperatura (objetos em sacolas) – Mosaicos – Cx maluca
(identificar siluetas) – Pegadores – Equipes – Desenhar de olhos fechados
NATURALISTA OU BIOLÓGICA
Mestre mandou – Coleções – Tocas (moradias #) –
Caça tesouro/monstros – Visitas – Trilhas – Constelações – Câmara escura –
Presa e predadores – Explorações – Segredos (desvendar/caracterizar
minuciosamente 1 ambiente/animal) – Sherlock moderno (lentes de aumento no
ambiente natural) – Culinárias – Passeios de carruagem (criar histórias) –
Imitações – Partilhando (charadas/murais/poemas/histórias/aventuras) –
Dia/noite – A beira do abismo (venda nos olhos p/ deslocamentos comandados)
PICTÓRICA
Cores e tamanhos - Canudos coloridos – Cores em
lugares - Desenho coletivo – Colorir palavras – Desenhos em transparências –
Tabuleiro geométrico – Mapas – Detalhes – Dominó de cores – Cataventos –
Quebra-cabeça de cores – Teatro de sombras – O cientista das cores
PESSOAIS
Solidariedade – Empatia
Imitar tipos humanos (velho/bebe) –
Caras/sentimentos – Montando o corpo – Estudo de casos – Linguagem do olhar –
Mímicas – Crachás – Quem será? (percepção de detalhes dos colegas e ambientes)
– Sinais de trânsito – Ficar diferente – Lado Positivo (1 escreve meia história
e outro termina) – Quem conta 1 conto... – Questionários – Correios – Teatros –
Dramatizações – Relatórios – Leilões de qualidades – Eleições – Rótulos
(etiquetas com qualidades) – (etiquetas
com comandos p/ Cr fazer) – Personal (se descrever) – Símbolos (cd grupo
inventa 1 situação p/ o outro dramatizar) – Fotos – Narciso (características
pessoais destacadas pela Cr) – Apresentação (cd colega descreve
características dos outros) – Motivação
(sempre!) – Papéis complementares (duplas p/ dramatização) – Bola imaginária
(imitar jogos conforme comando: futebol, basquete) – Confronto/Emoções à
venda/Bazar de trocas (sentimentos).
Extraído do Livro:
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências.
Petrópolis, RJ: Ed Vozes; 1998.
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