terça-feira

A Teoria das Inteligências Múltiplas e Os Jogos

                                        

“Nenhuma criança é uma esponja passiva que absorve o que lhe é apresentado. Ao contrario, modelam ativamente seu próprio ambiente e se tornam agentes de seu processo de crescimento e das forças ambientais que elas mesmas ajudam a formar. Em síntese, o ambiente e a educação fluem do mundo externo para a criança e da própria criança para seu mundo.”



As Inteligências Múltiplas segundo Howard Gardner


LINGUÍSTICA: lidar criativamente com as linguagens. Crianças até 2 anos – frase com 3 elementos e repertório de até 40 palavras. Crianças até 3 anos – frases aumentam, respondem perguntas, surgem os plurais e repertório com mais de 500 palavras. Crianças 3/4 anos – inicia a compreensão da gramática. Crianças 4/5 anos – 10.000 palavras no repertório e emprega verbos corretamente.

LÓGICO MATEMÁTICA: competência de desenvolver raciocínios dedutivos e construir cadeias causais, lidar com números e símbolos

ESPACIAL: percepção conjunta do espaço, administrar a utilização e construção de mapas e representações planas

MUSICAL: percepção formal do mundo sonoro

CINESTÉSICO-CORPORAL: linguagem gestual e mímica

INTERPESSOAL: poder do bom relacionamento com os outros, sensibilidade para identificação de interações

INTRAPESSOAL: administrar os próprios sentimentos, emoções, projetos

NATURALISTA OU BIOLÓGICA: compreensão dos ambientes e paisagens naturais

Os primeiros 5 anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento dessas inteligências desenvolvimento do cérebro de forma a atingir total potencialidade e multiplicação do poder de conexões (ginástica) = estímulos. De 2 aos 11 anos de idade início da produção de mielina = substância que envolve os neurônios e ajuda a aumentar a velocidade na transmissão das informações. Importante: alimentação equilibrada, ambiente sereno, companhias afáveis, respeito ao sono (é neste momento que são produzidas as proteínas para a memória, capacidade de aprendizado e crescimento das habilidades).

Ferramentas para compreensão das relações entre elementos significantes dos jogos (símbolos) e relacionamentos e seus significados: palavras + fotos + desenhos + cores + objetos + sinais (apitos, por ex) = uso dos sentidos  



JOGOS
 

LINGUÍSTICA

Combinados – Arrumação do ambiente e rotina – Teatros – Construção de cartazes – Fazer rimas – Gibis – Forca –  (mensagens com palavras proibidas) – Elaboração de perguntas – Não diga não – Diálogo confuso – Bingos (palavras/gramatical) – Telefone sem fio – Alfabeto vivo – Dominós – Saco ou Caixa surpresa (figuras, palavras e frases) – Quebra Cabeças – Cenas – Bate Papo – Alfabeto vazado – Memórias – Mímica – Sonoplastia – Carta enigmática – Fantoches – Carametade (dicionários) – Fantasma (descobrir o que falta: palavra, frase...) – Velha Curiosa (jogo da velha com palavras).

LÓGICO MATEMÁTICA

Criança administra seu tempo – ideias principais quando lê e vê – Por que e Como nas situações – Comparações – Estímulo ao encadeamento de idéias novas às já descobertas – Estabelecer metas – Criticar sempre – trabalhar com plantas/mapas – Músicas e paródias – Ler notícias – Ter intuição – Deduzir.

Cubos ou garrafas coloridas e de tamanhos para ordenar – Pinos (acertar alvos) – Latas (alvos) – Cordas e fitas - Ninhos (3 tampas de tamanhos p/ se colocarmos objetos aos tamanhos respectivos) – Tabuleiro de encaixes – Clipes coloridos (Muito/Pouco/Maior/Menor/Várias/Nenhum/Dúzia/Dezena) – Formas vazadas – Lógico (tabuleiro p/ seriação com formas cortadas de papel) – Contagens – Dominós – Escada – Botões (agrupamentos) – Trânsito – Encaixes – Nº vazados – Boliche com pontuação – Linha de nº - Moedas (frações) – Cartelas de desafios (+/-) – Horas – Polinós (2 retas de 2cm p/ serem preenchidas com ∆ de formas) – Gráficos – Certo e Errado (aluno corrige afirmações prontas) – Caixa Surpresa de nº (antes/depois/+/-) – Pares/Ímpares (tampas/etc.) – Formas – Quebra cabeças – Dados – Baralhos – Trilhas – Fotos – Fitas Métricas– Mensagens cifradas – Velha curiosa – Amarelinhas –



ESPACIAL

Ampulhetas – fotos – sucessões – quem conta? – memórias – ordenações (palitos p/ seguir modelos: formas, caminhos) – Tabuleiros (dama) – Cenas p/ colocar bolinhas (em cima/ embaixo/direita/esquerda) – Rosa dos ventos – Bússola – Maquetes – Simetria em desenhos (1/2 figura p/ ser completada) – Encaixes – Sequências – Associações de ideias (leitevaca/cabra) Corda 1 ideia puxa a outra Caras e caretas Classificações (flores/frutas/aves...) Causa e efeito Bolas Hexágono (receber as peças desta figura em envelope, com cores e numeradas) – Perguntas trocadas (1 equipe p/ outra) – Desenhando/deformando – Metáforas e paródias) – Detonando (formar frases) – Fantasia (objetos escondidos p/ ser descobertos/adivinhados) – Desenhando – Modelando – Labirintos – Teatros (sombras)



MUSICAL

Apito oculto (seguir comandos/direções) – Sons ambientes – Som surdo (descobrir # tipos vindos de instrumentos e do corpo) – Filme som (descobrir conteúdos dentro de embalagens pelo som) – Palavras e memória (verbalização e sonorização claras) – Caçada (vendar 1cr p/ ser o pegador a partir de sons) – Castelo dos mil sons (história com olhos vendados: criações) – Sons iniciais e finais (memória auditiva) – Diversos (instrumentos) – Viagem de trem (deslocar com sons produzidos e parar a comandos combinados) – Cabeça de papel (marchas) – Encena som – Classifica som (ao ouvir determinado som se dirige a algum sentido) – Seriasom (tocar conforme a intensidade pedida) – Desenhando a música – Descobrindo o eco – Qual a música? – Resgate (canções familiares)


CINESTÉSICO-CORPORAL

Trilho – Perneta – Saltitando – Bolão –  (pares com peças espalhadas) – Vaivém – Armário com chaves – Alinhavos – Caixa Surpresa (c/ comandos) – Modelagem – Recortes Colagens – Pimba – Encaixes – Espelho – Cofre – Homem na lua (cd aluno oferece 1 comando, outros fazem de olhos fechados) – Fechando pontos – Visita ao Zoo – Pescaria – Alvos – Boliches – Contornos (coordenação visomotora) – Jogo do Peso/Temperatura (objetos em sacolas) – Mosaicos – Cx maluca (identificar siluetas) – Pegadores – Equipes – Desenhar de olhos fechados



NATURALISTA OU BIOLÓGICA

Mestre mandou – Coleções – Tocas (moradias #) – Caça tesouro/monstros – Visitas – Trilhas – Constelações – Câmara escura – Presa e predadores – Explorações – Segredos (desvendar/caracterizar minuciosamente 1 ambiente/animal) – Sherlock moderno (lentes de aumento no ambiente natural) – Culinárias – Passeios de carruagem (criar histórias) – Imitações – Partilhando (charadas/murais/poemas/histórias/aventuras) – Dia/noite – A beira do abismo (venda nos olhos p/ deslocamentos comandados)



PICTÓRICA

Cores e tamanhos - Canudos coloridos – Cores em lugares - Desenho coletivo – Colorir palavras – Desenhos em transparências – Tabuleiro geométrico – Mapas – Detalhes – Dominó de cores – Cataventos – Quebra-cabeça de cores – Teatro de sombras – O cientista das cores



PESSOAIS

Solidariedade – Empatia
Imitar tipos humanos (velho/bebe) – Caras/sentimentos – Montando o corpo – Estudo de casos – Linguagem do olhar – Mímicas – Crachás – Quem será? (percepção de detalhes dos colegas e ambientes) – Sinais de trânsito – Ficar diferente – Lado Positivo (1 escreve meia história e outro termina) – Quem conta 1 conto... – Questionários – Correios – Teatros – Dramatizações – Relatórios – Leilões de qualidades – Eleições – Rótulos (etiquetas com qualidades) –  (etiquetas com comandos p/ Cr fazer) – Personal (se descrever) – Símbolos (cd grupo inventa 1 situação p/ o outro dramatizar) – Fotos – Narciso (características pessoais destacadas pela Cr) – Apresentação (cd colega descreve características  dos outros) – Motivação (sempre!) – Papéis complementares (duplas p/ dramatização) – Bola imaginária (imitar jogos conforme comando: futebol, basquete) – Confronto/Emoções à venda/Bazar de trocas (sentimentos).



Extraído do Livro:

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências.
Petrópolis, RJ: Ed Vozes; 1998.


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